Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Widget HTML #1

[DOWNLOAD] "Mulher, Sociedade e Vulnerabilidade" by Patrícia Tuma Martins Bertolin * eBook PDF Kindle ePub Free

Mulher, Sociedade e Vulnerabilidade

📘 Read Now     đŸ“„ Download


eBook details

  • Title: Mulher, Sociedade e Vulnerabilidade
  • Author : Patrícia Tuma Martins Bertolin
  • Release Date : January 29, 2017
  • Genre: Law,Books,Professional & Technical,
  • Pages : * pages
  • Size : 1470 KB

Description

NĂŁo hĂĄ como pensar em uma sociedade Justa sem olhar para o outro, para o outro e seu entorno, para o outro e sua condição. Este Ă© um livro sobre o outro, os outros, nĂłs todos e como vivemos. Os estudos aqui apresentados problematizam as condiçÔes da existĂȘncia em situação de vulnerabilidade e defendem, atravĂ©s da afirmação, garantia e concretização dos direitos humanos fundamentais, o reconhecimento desses grupos. Nesse percurso, o acĂșmulo das terias feministas, bem como dos estudos de gĂȘnero sĂŁo muito benvindos porque permitem sair do lugar tradicional do Direito e avançar em um reflexĂŁo muito menos linear, mais muito mais colorida, complexa e cheia de possibilidades. 

Os estudos de gĂȘnero e o acĂșmulo herdados das diferentes perspectivas da teoria feminista permitem nĂŁo sĂł pensar nas condiçÔes em que vivem as mulheres, em especial no Brasil, mas antes, nos fazem refletir sobre a sociedade que estamos construindo e como naturalizamos papĂ©is, especialmente os de gĂȘnero.

A importĂąncia desse debate pode ser constatada quando observamos, por exemplo, que em 2010, a ONU criou a ONU Women, uma agĂȘncia exclusiva para o empoderamento da mulher e a igualdade de gĂȘnero. Renomados centros universitĂĄrios dos Estados Unidos e da Europa contam com programas especĂ­ficos para estudar os mais variados temas sobre gĂȘnero, desde identidade sexual, passando por direitos trabalhistas atĂ© representatividade democrĂĄtica. Harvard e Yale contam com departamentos com graduação e pĂłs-graduação em mulher, gĂȘnero e sexualidade; Oxford conta com um mestrado em estudos de gĂȘnero; a Universidade de Salamanca tem um Centro de Estudos da Mulher, assim como a Sorbonne, que tem um departamento interdisciplinar em estudos de gĂȘnero.

No Brasil hĂĄ importantes espaços acadĂȘmicos vinculados a essa temĂĄtica. A Universidade Federal da Bahia conta com um programa de PĂłs-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, GĂȘnero e Feminismo, que titula mestras/es e doutoras/es e a Universidade Federal de Santa Catarina, conta com o NĂșcleo de Identidades de GĂȘnero e Subjetividades. O NĂșcleo de Estudos de GĂȘnero Pagu, da Unicamp Ă© sempre referĂȘncia quando pensamos nos estudos de gĂȘnero, dentre outros.

Pontuo esses exemplos para reafirmar a importĂąncia de abrir cada vez mais espaço para pensar as questĂ”es de gĂȘnero e fazer conhecer o poderoso quadro teĂłrico que lhe dĂĄ sustentação e que nĂŁo estĂĄ restrito Ă  anĂĄlise exclusiva dos fatores da desigualdade feminina, mas que permite questionar tambĂ©m a forma como construĂ­mos a ciĂȘncia e o direito.

Assim, a relevĂąncia dessa obra nĂŁo estĂĄ apenas na fundamental apresentação do debate contemporĂąneo de gĂȘnero, mas sim na relação deste marcador social e a condição de vulnerabilidade decorrente da violação sistemĂĄtica de direitos a que estĂŁo submetidas a grande maioria das mulheres brasileiras e suas crianças. Para alĂ©m das violĂȘncias de gĂȘnero, os trabalhos aqui apresentados olham tambĂ©m para circunstĂąncias de violĂȘncia e vulnerabilidade ainda bastante invisibilizadas como a precarização das condiçÔes de trabalho Ă s quais as mulheres estĂŁo sujeitas; a opressĂŁo causada por um meio ambiente desequilibrado; a dificuldade de acesso aos meios de justiça e igualdade social. A situação das mulheres que vivenciam conflitos armados e das mulheres refugiadas aqui tambĂ©m Ă© olhada com atenção.

A condição humana de vulnerabilidade é cuidadosamente observada nos artigos que compÔem esse livro e que caminham entre o direito, a psicologia, a linguística, a economia, o meio ambiente, tecendo uma obra que oferece a todos nós a possibilidade de pensar a realidade de forma ampla. Quando entendemos que a realidade é uma construção social, fica mais fåcil termos esperanças para enfrentar os desafios que nos são colocados para que possamos ter uma sociedade cada vez mais justa, mais igualitåria, mais saudåvel, mais democråtica.

Convido todas/os a se debruçarem sobre os trabalhos desses pesquisadores e pesquisadoras que nos ofertam reflexÔes valiosas e dedicam seus estudos a desbravar os meandros da construção social das desigualdades. A vulnerabilidade não é um problema do outro, mas de todas/os nós. Boa leitura!


Free PDF Download "Mulher, Sociedade e Vulnerabilidade" Online ePub Kindle